quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Fernando de Noronha, filial do Éden

O paraíso existe, fica na Terra e tem nome e sobrenome: Fernando de Noronha. Com areias douradas, mar em tons de azul turquesa e verde esmeralda, corais, vida marinha esplendorosa, mata, formações rochosas... O arquipélago só pode ser uma filial do Éden a 545 quilômetros do Recife.

A agência de viagem TM Travel, especialista em lua de mel, nos mostra porque esse é o destino ideal para  os casais que buscam um local encantador em nosso país para a primeira viagem após o “SIM”.


 Por que ir?
 A ilha é pequena, tem apenas 17 quilômetros quadrados e a menor BR do país - a 363, com seis quilômetros de extensão – o que facilita desbravar o território. Com as praias divididas em mar de dentro e mar de fora, é fácil coordenar a infinidade de atrativos e atividades. Tem caminhada, caiaque, passeios de barco e de bugue, observação de golfinhos... mas o que não pode ficar de fora do roteiro de jeito nenhum é o mergulho de garrafa, afinal, estamos falando de um dos melhores lugares do mundo para a prática do esporte. 


Para os casais que não encararem a descida nem mesmo em um batismo – mergulho acompanhado por instrutor a 15 metros de profundidade em média –, basta uma máscara e um snorkel para se divertir e se encantar com as belezas escondidas nas piscinas naturais do Atalaia, que vão muito além dos peixinhos e dos corais coloridos – tartarugas e arraias dão o ar da graça e nadam lado a lado com os visitantes. Os surfistas também fazem a festa em Noronha. De dezembro a março, as praias da ilha ganham ondas perfeitas que variam de dois a cinco metros.  Uma ótima opção de lazer para os amantes deste esporte.

Para entender como Noronha, descoberta em 1503, continua tão preservada, é simples.  Até 1982 o lugar funcionou ora como presídio, ora como área militar. Somente nos anos 90 a ilha foi aberta ao turismo, e mesmo assim, com muitas restrições, uma vez que foi transformada em Parque Nacional Marinho e tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural. 

Para se ter uma idéia do controle, apenas 240 pessoas podem pernoitar no arquipélago ao mesmo tempo. Estes felizardos curtem ainda as animadas palestras na sede do Ibama/Projeto Tamar, seguidas pelo forró do Bar do Cachorro. Para completar, Noronha está sempre com uma hora a mais que Brasília. Na ilha, é sempre horário de verão! Com tanto controle, a ilha garante aos recém-casados, muita privacidade e exclusividade, tornando a viagem de lua de mel ainda mais mágica e dos sonhos.

Noronha oferece um mix de lindas paisagens, recortes sensuais, mar com tons de azul de tirar o fôlego, tranquilidade, praias quase desertas, mergulhos que permitem nos depararmos com uma fauna marinha difícil de encontrar tão perto de terra firme.... tudo com muito charme e romantismo,  tornando a ilha um destino encantador para os casais que buscam uma viagem de lua de mel memorável e apaixonante.


Quando ir?

O clima em Fernando de Noronha é maravilhoso, quente o ano inteiro, com temperatura média de 28°C.
Para quem quer mergulhar, setembro e outubro são os meses mais indicados, quando o mar de dentro fica mais calmo e se tem visibilidade de 50 metros embaixo da água. Já para os surfistas, em janeiro as águas se agitam e levantam boas ondas. Nos meses de julho e entre dezembro e fevereiro, o movimento na ilha é bem maior, logo, recomendamos que as reservas sejam efetivadas com boa antecedência.
Apenas ocorrem chuvas no período de março a agosto, mas estas são esporádicas e rápidas, não atrapalhando em nada os passeios e tornando a ilha um destino bacana a ser visitado durante todo o ano.

 O que fazer?

Mergulhar - O mergulho é o esporte número um em Noronha, mas a ilha oferece atividades para os adeptos de outras modalidades como o surf, praticado no verão, quando as ondas formam tubos espetaculares nas praias da Conceição, Boldró, Cacimba do Padre e do Meio. O planasub, ou “mergulho a reboque”, foi criado em Noronha e é uma opção para ver as belezas do fundo do mar sem a necessidade de realizar um mergulho profundo. Caiaques e trilhas diversas convidam a relaxar enquanto se contempla a paisagem caprichada. E ainda tem o snorkeling, acompanhamento obrigatório de todas as outras atividades.


Planasub: O "mergulho a reboque” é feito com o uso de máscara, snorkel e prancha de acrílico. O turista é rebocado por barco ou lancha sobre áreas de concentração de vida marinha e naufrágios. A modalidade foi criada em Noronha, em 1997, e é uma opção para quem não pretende fazer mergulhos com cilindro.


Surfar -  Entre os meses de dezembro e março o regime de ventos se inverte em Noronha, tornando a ilha um dos melhores pontos de surf do país. As praias do mar de dentro ganham ondas com altura média de dois metros e tubos perfeitos. Os melhores picos são  Conceição, Boldró, Cacimba do Padre e do Meio. Converse com os locais para ficar por dentro dos horários das marés.


Passeio de caiaque - Uma rota semelhante à dos passeios de barco pode ser feita em caiaques para dois remadores, acompanhados por guia. A aventura vai do porto à praia da Cacimba do Padre, com parada na praia da Conceição para mergulho com snorkel. Na volta, a partir do morro Dois Irmãos, um bote a motor reboca os remadores – além dos braços cansados, o vento contra não colabora. O passeio tem duas horas de duração.


Desbravar trilhas -  Noronha tem dez trilhas principais que levam a praias e mirantes. Todas são bem sinalizadas e a maioria tem entre dois e três quilômetros – a exceção é a Trilha do Capim-Açu, com dez quilômetros. As mais percorridas são: 
Ø  Baía do Sancho 
Ø  Trilha do Farol
Ø  Ponta do Capim-Açu
Ø  Pontinha-Pedra Alta
Ø  Baía dos Golfinhos
Ø  Jardim Elizabeth
Ø  Costa Azul
Ø  Costa Esmeralda


Atrações Culturais - A história de Noronha está concentrada na Vila dos Remédios – primeiro núcleo urbano da ilha e mais importante até os dias de hoje. Por lá estão a igrejinha e a fortaleza que dão nome à vila. O arquipélago abriga dez fortes construídos pelos portugueses no século 18, mas apenas a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios teve suas ruínas tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) – é a única em condições de ser visitada.

VILA DOS REMÉDIOS: As construções histórias preservadas da Vila dos Remédios fazem o principal núcleo urbano da ilha parecer um cenário. O centrinho cresceu nos arredores da igreja de Nossa Senhora dos Remédios, construída em 1772 pelos portugueses e tombada pelo Iphan. A vila abriga ainda a sede da administração da ilha – o Palácio de São Miguel; as ruínas tombadas da Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, erguida pelos portugueses no século 18; e o Memorial Noronhense, com reproduções de fotos antigas e textos que narram a história da ilha.

FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS: Foi a maior fortificação implantada pelos portugueses no século 18. Erguida sobre um primitivo reduto holandês, funcionou como presídio comum e político na década de 30 até 1942. Durante a Segunda Guerra, serviu de abrigo para soldados americanos. Tombada pelo Iphan, a fortaleza teve suas ruínas preservadas e é aberta à visitação.

FORTE SÃO PEDRO DO BOLDRÓ: Não há registros do ano exato em que foi erguido. Hoje, suas ruínas servem de mirante para apreciar a praia do Boldró e também o pôr-do-sol.

PALÁCIO DE SÃO MIGUEL: A sede da administração de Noronha foi construída em 1948. O casarão em estilo colonial possui móveis de meados do século,  telas do pintor pernambucano Wash Rodrigues e um vitral com a imagem do arcanjo São Miguel, em tamanho natural, feito pela vitralista Aurora Lima, discípula do artista alemão Henri Moser.

Vida Noturna - Os agitos noturnos começam cedo, com as palestras diárias no Centro de Visitantes – sede do Ibama e do Projeto Tamar. Todos os dias, a partir das 20h30min, há apresentação de documentários e debates com entrada franca. Entre os temas estão golfinhos, tubarões, tartarugas marinhas, Atol das Rocas e o Parque Marinho de Noronha. Dali, a pedida é seguir para o forró do Bar do Cachorro e dançar com os pés na areia.
Nas noites e lua cheia é comum acontecer luau na praia da Conceição, organizado pela barraca Duda Rei. Será que sua lua de mel cairá na lua cheia??? Dedinhos cruzados!!!


Praias

Fernando de Noronha é dividida em duas costas - o mar de dentro, voltado para o Brasil; e o mar de fora, voltado para a África. As praias de águas cristalinas ficam voltadas para o país, entre elas, as mais bonitas da ilha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho. É deste lado também que o sol se põe, reunindo turistas e nativos nas praias do Cachorro e da Conceição. Independente do lado escolhido, não esqueça da máscara e do snorkel - em qualquer uma das praias, a rica vida marinha é surpreendente.



BAÍA DOS PORCOS: O acesso é difícil – só dá para chegar à Baía dos Porcos a pé, vindo da Cacimba do Padre em uma caminhada de 15 minutos pela areia, além de um trecho de pedras. Mas o esforço é recompensado pela pequena praia com faixa de areia estreita e muitas pedras que formam piscinas de águas transparentes. O paredão altíssimo e a vista do Morro Dois Irmãos completam o visual de tirar o fôlego.

CACIMBA DO PADRE: Uma das maiores praias da ilha – 900 metros de extensão – a praia da Cacimba do Padre abriga outro cartão-postal de Noronha: o Morro Dois Irmãos. E as belezas não terminam por aí. As águas são verdes e repletas de vida marinha, a areia é clara, fofa e com búzios, e a vegetação nativa dos morros avança sobre a praia. No verão, as ondas chegam a cinco metros. Bom local para apreciar o pôr-do-sol.

PRAIA DO SANCHO: Com águas cristalinas e bancos de coral, a praia do Sancho é considerada um dos melhores pontos do Brasil para a prática do mergulho livre. Na época de desova das tartarugas marinhas, entre janeiro e junho, fica interditada das seis da tarde às seis da manhã. O acesso não é fácil, sendo feito a partir do alto de um penhasco com vista espetacular. Ali tem início a escada encravada na rocha que leva à areia branquinha. A praia, porém, é uma das poucas onde é permitida a parada de embarcações para banho, sendo uma opção para quem não topar a aventura pela escadaria. Os barcos costumam ficar atracados cerca de 40 minutos para mergulhos, mas não descortinam a paisagem do alto do penhasco....

BAÍA DE SANTO ANTONIO (PORTO): Ancoradouro natural, a praia da Baía de Santo Antônio abriga uma embarcação grega naufragada na década de 30, atraindo mergulhadores. De areias brancas, guarda ainda as ruínas do Forte de Santo Antônio.

PRAIA DO CACHORRO: Logo abaixo da Vila do Remédios, é a praia mais freqüentada pelos moradores da ilha. Tem areias claras e fofas e águas calmas e cristalinas, além de uma fonte de água doce. A infra estrutura garante cerveja gelada e aluguel de snorkel.

PRAIA DO MEIO: De pequena extensão e entre as praias do Cachorro e da Conceição, tem águas mansas e piscinas. Nos períodos de ressaca ganha boas ondas.

PRAIA DA CONCEIÇÃO: Aos pés do Morro do Pico, um dos cartões-postais de Noronha, a praia da Conceição tem fácil acesso e mar calmo, reunindo a turma do frescobol. No verão, os surfistas tomam conta da paisagem em função das boas formações de ondas. O canto direito abriga o Morro de Fora, com piscinas e peixes. É um dos melhores pontos da ilha para apreciar o pôr-do-sol.

PRAIA DO BOLDRÓ: Uma das preferidas dos surfistas no verão, quando as ondas chegam a cinco metros, a praia do Boldró atrai os banhistas no resto do ano em função de suas piscinas com rica vida marinha. Tem um bom restaurante na areia, que serve petiscos e pratos de frutos do mar. Um mirante nos arredores atrai turistas e nativos na hora do pôr-do-sol.

PRAIA DO AMERICANO: Pequena, deserta e perfeita para quem busca privacidade - é cercada por pedras dos dois lados - tem águas muito azuis e areia fofa e clara. A praia predileta dos recém-casados.

PRAIA DO BODE: As piscinas naturais da praia do Bode são acessíveis pelas pedras. O local funciona como ponto de partida para o trio de praias mais belo de Noronha: Cacimba do Padre, Baía dos Porcos e Sancho.

MAR DE FORA

PRAIA DO ATALAIA: A paisagem lembra a origem vulcânica da ilha, com pedras negras e o Morro do Frade no meio do mar. Os recifes formam piscinas naturais rasas, com excelente visibilidade e muitos peixes. Controlada pelo Ibama, a praia só recebe pequenos grupos por vez. Para que todos tenham acesso, cada turma permanece, no máximo, uma hora no local. Pegue o ingresso no Centro de Visitantes do Parque Marinho, na Alameda Boldró.

PRAIA DAS CARACAS: Rochosa, a ponta abriga piscinas naturais acessíveis por uma escarpa em meio a muitas pedras. Entretanto, o banho de mar é proibido em função do perigo que a descida proporciona. Um mirante é a principal atração da praia.

PRAIA DO LEÃO: É o destaque do chamado mar de fora. Extensa, com águas muito azuis e verdes, a praia é a escolhida pelas tartarugas marinhas para desovar no período de janeiro a junho. Com movimento bastante tranquilo, ganhou o nome em função da enorme formação rochosa dentro do mar que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao lado fica o Morro da Viuvinha e, nas duas formações, uma infinidade de ninhos faz do local um santuário de aves. Entre os meses de abril e julho acontece a desova das tartarugas - sob supervisão do Projeto Tamar, os turistas acompanham de perto a corrida das tartaruguinhas rumo ao primeiro banho de mar!

PRAIA DO SUESTE: De acesso fácil e asfaltado, a praia da Baía do Sueste é frequentada por tartarugas marinhas. Não esqueça do snorkel para nadar ao lado delas, que chegam em bandos.

ENSEADA DA CAIEIRA: Dunas rodeiam as piscinas naturais da enseada, que tem difícil acesso em meio a pedras. A presença de tubarões, entretanto torna a praia perigosa para banhos.

BURACO DA RAQUEL: Repleta de piscinas naturais e rochedos, a praia do Buraco da Raquel é proibida para banhos por medida de preservação ambiental. Mas pode ser apreciada através do mirante. O nome "Raquel" é atribuído à filha de um dos comandantes militares que costumava se esconder na imensa pedra à beira-mar.

PONTA DA AIR FRANCE: Ponto de encontro do mar de dentro com o mar de fora, a praia da Ponta da Air France não é indicada pra banhos. Do mirante, se avista as ilhas São José, Rasa e Sela Ginete. O nome vem do fato de, na década de 30, os franceses terem instalado ali uma base de apoio aos voos sobre o Oceano Atlântico.

Dicas:

O clima é tropical e a água quente, por isso não esqueça de levar roupas leves, protetores solares, carregadores de máquinas fotográficas e celulares, sandálias ou tênis para caminhadas, e colírios.

Não deixem de levar a máscara de mergulho.

Informações Úteis:
·         Moeda Local: Real. Os cartões de crédito VISA, MASTERCARD e DINERS são bem aceitos.
•     Eletricidade: A corrente é de 220V.
•      Fuso horário: Noronha está sempre com uma hora a mais que Brasília. Na ilha, é sempre horário de verão!
·         Como chegar: Existem voos diários para Noronha, com saídas por Recife e Natal.
Há duas linhas aéreas que fazem o percurso para Noronha, AZULTrip Linhas Aéreas e a GOL. Se você está em outro estado é necessário pegar um voo da sua cidade para uma dessas duas capitais e depois embarcar rumo a Ilha de Fernando de Noronha.
·         Como circular: A melhor opção para circular com liberdade pela ilha, dia e noite, é alugando um bugue. As outras opções são táxi e ônibus – há uma linha regular que circula a cada meia hora.
•      Gorjeta: É comum e bastante utilizada para camareiras, taxistas, guias e garçons. O valor varia entre 10 a 15% dos serviços.


Sugestões de Hotéis:

Pousada Maravilha

Localizada na Baía do Sueste, a Pousada Maravilha, resumida nas palavras: natureza, exclusividade e sofistacação, é uma ótima opção de hospedagem para os casais em lua de mel.


Inaugurada em 2003, a pousada traz uma decoração que mescla materiais naturais locais, como bambu, ipê e junco, unindo conforto e rusticidade em ambiente integrado à natureza.


Todos os quartos têm vista para o mar e camas king-size. O enxoval, Trussardi, é convidativo.

A pousada investe constantemente em inovação e criatividade para garantir aos hóspedes a sensação de conforto e bem estar, sem perder o glamour que uma pousada de luxo tem para oferecer.

Os bangalôs e apartamentos são decorados com flores e  há ainda um mordomo à disposição do casal, o qual poderá desfazer e arrumar as malas dos hóspedes, além de atender a todos os seus desejos!!!


Na chegada, os recém-casados são recepcionados com o kit de amenities especiais da L’Occitane, balde com gelo e Möet & Chandon em taças de cristal. Abrir a sacada, abraçar a pessoa amada e ter a vista abençoada de Noronha, marcam o início da vida a dois como um verdadeiro conto de fadas.

A pousada ainda oferece piscina com borda infinita e sauna.

A Pousada Maravilha abriga o “Melhor Restaurante da Ilha” com cozinha contemporânea que valoriza ingredientes locais.
Com todas essas maravilhas, o nome da pousada não poderia ser outro....




Pousada Teju-açu


Rodeada por vegetação nativa da Mata Atlântica, seu arrojado projeto arquitetônico previu o mínimo de interferência no solo e o uso de madeira de reflorestamento. Os abastecimentos de água, energia e a rede de esgoto também tiveram o cuidado com a preservação da natureza. Além de ecologicamente correta, a Teju-açu é o lugar ideal para quem procura paz, descanso e contato com a natureza, sem abrir mão de serviços diferenciados, que propiciam todo o conforto de uma privilegiada e inesquecível hospedagem.



Os bangalôs e área de lazer são construídos sobre palafitas, garantindo um ar romântico à pousada.







A gastronomia do hotel merece destaque, pois é primorosa e extremamente diferenciada, explorando os elementos da natureza local, assinada por chefs renomados da culinária brasileira.      

Para os casais em lua de mel, a Teju-açu oferece programas especiais:



Programa Teju Al Mare 1:
Programa de lua de mel com jantar romântico a bordo do barco incluindo 4 diárias em Bangalô Teju-açu;

Ø  Welcome drink;
Ø  Decoração especial com velas e flores;
Ø  Enxoval especial Trussardi;
Ø  Champagne Moet Chandon;
Ø  Passeio de fim de tarde e jantar romântico a bordo do barco.

Programa Teju Al Mare 2:
Prograna de lua de mel com uma pernoite e jantar a bordo do barco e mais 4 diárias em Bungalô Teju-açu;
Ø  Welcome drink;
Ø  Decoração especial com velas e flores;
Ø  Enxoval especial Trussardi;
Ø  Champagne Moet Chandon;
Ø  Pernoite e jantar romântico a bordo do barco.

*O Barco mede 65 pés, equipado com 2 motores Mercedez Benz de 350hp, dispõe de 3 camarotes, sendo 2 suites, cozinha, sala de jantar e sala de televisão.


T M Travel oferece programas de lua de mel com amenities exclusivos aos casais que se hospedarem nas Pousada Maravilha e Teju-Açú. Entre em contato conosco.

ILHA DA MADEIRA, A PÉROLA DO ATLÂNTICO


Descoberta em 1419 pelos navegadores portugueses e situada em pleno Oceano Atlântico, a 90 minutos da Capital Portuguesa, encontra-se um pequeno oásis com uma luxuriante vegetação salpicada de flores multicolores: A Ilha da Madeira.

Neste pequeno paraíso de clima subtropical, encontra-se gente simpática e hospitaleira. Um pequeno mundo de paz e lazer. Do vinho da Madeira à gastronomia, das festas tradicionais à beleza natural do límpido Oceano de temperatura amena, a sedução deste local único não acaba nunca.

A paisagem, a cultura, a culinária, os eventos, a vida noturna, os parques e os jardins constituem os cenários ideais para a viagem de lua de mel!


A agência de viagem TM Travel, especialista em lua de mel, nos mostra porque esse é o destino ideal para os casais que buscam excelência de serviços, paisagens deslumbrantes e muito romantismo.

Por que ir?

Uma viagem romântica perfeita pode nascer da simples contemplação de uma paisagem junto de quem mais se ama, marcando a ocasião como um presente inesquecível.

O Arquipélago da Madeira constitui um refúgio idílico para umas férias românticas únicas, longe de tudo.

A ilha convida os recém-casados a usufruir de umas férias a dois, num local bem secreto, rodeado pela natureza, por conforto e bem-estar, elementos essenciais para dias regados a muita paixão.

Assistir ao pôr-do-sol à beira-mar, que se esconde por detrás de sinuosas montanhas constitui o mote perfeito para fazer estremecer qualquer coração!

A ilha do Porto Santo, com a sua delicada praia de areia dourada, deslumbra quem a visita e convida a muitos banhos e atividades relaxantes a dois. 


Vale à pena usufruir dos mais variados tratamentos à base de massagens e água, disponíveis no Centro de Talassoterapia do Porto Santo.
Passear a cavalo no crepúsculo constitui outro programa invulgarmente romântico e inesquecível.

Participar de uma das variadas festas tradicionais que animam esta comunidade durante o ano fará com que os pombinhos levem pra casa lembranças marcantes e muito alegres.

Para uma lua-de-mel, o Arquipélago da Madeira apresenta-se como um destino paradisíaco.

Venha viver o romance e apaixone-se pela Madeira!



Quando ir?

Abençoada por uma posição geográfica privilegiada, que determinou a sua orografia montanhosa, a ilha da Madeira oferece uma espantosa amenidade climática com temperaturas médias muito suaves que oscilam entre os 25ºC no Verão e os 17ºC no Inverno. Desta forma, é um destino que pode ser visitado durante o ano todo. Para os casais que buscam praia e sol, sugerimos o verão; já para os que preferem o aconchego das montanhas e um clima mais ameno, nada melhor do que o outono ou inverno.



O que fazer?

Festas Tradicionais
Começando pelo mês de Fevereiro, com a folia das festas de Carnaval e os seus típicos desfiles, para logo depois se dar lugar à insuperável Festa da Flor. Já durante todo o mês de Junho segue-se o Festival do Atlântico.

No culminar do Verão, em Setembro, na Festa do Vinho e das Vindimas, celebra-se a colheita que se tornará a bebida eleita dos Deuses.

No início do mês de Dezembro, a cidade "aperalta-se", enche-se de luzes multicores e animação de rua constante. É com transbordante felicidade que se celebra o nascimento de Jesus.

Esta festa culmina com a passagem de ano. Talvez a maior festividade local, em que o estalar dos fogos de artifício e o buzinar dos paquetes repletos de turistas, vem dar mais vida e cor ao já então espectacular anfiteatro da baía do Funchal.


A Cidade do Funchal
O Funchal oferece ao visitante uma cidade limpa e aprazível, com parques e jardins floridos, repletos de plantas e árvores endémicas da ilha. Um leque variado de museus e monumentos espera o visitante que deseje conhecer mais em pormenor a história deste "Nobre Povo".

Na zona velha da cidade vale à pena pegar o teleférico e subir até ao Monte e descer nos típicos carros de cestos. À noite se encontra o restaurante ideal para provar a gastronomia Madeirense ao som do "Bailinho da Madeira" ou até mesmo do Fado (a canção mais típica Portuguesa).



Para as compras, a baixa é simplesmente um centro comercial a céu aberto onde se encontra de tudo, sendo obrigatória uma visita ao Mercado dos Lavradores, onde não faltam as flores e frutas tropicais, além do mais típico dos peixes, o Peixe Espada Preto.

As mocinhas casadas não podem voltar para casa sem conhecer e comprar, pelo menos uma peça, dos mais ricos bordados à mão.



Para adoçar o dia não deixem de visitar uma das adegas e de provar o célebre Vinho da Madeira acompanhado do Bolo de Mel.


Rica Gastronomia
Graças à fertilidade do terreno e à abundante fauna marítima, a Madeira dispõe de uma gastronomia saudável. Pratos de peixe como o "Filete de Espada", "Bife de Atum" e "Atum de Escabeche", e outros, à base de carne, como a tradicional "Espetada" ou a "Carne de Vinha d´Alhos", acompanhados pelo típico "Milho Frito" e o saboroso "Bolo do Caco", são repastos obrigatórios para quem visita a ilha.

Sugerimos o restaurante A Montanha (Sítio das Neves, 291 793 182) para os casais que quiserem degustar um delicioso prato de carne.

Já o beira-mar Doca do Cavacas (Estrada Monumental, Ponta de Cruz, 291 762 057) serve um excelente peixe fresco.

Em Camacha, O Abrigo do Pastor (Estrada Carreiras Vale Paraiso, 291 922 060, fecha segunda-feira) é famoso pelo leitão assado e ensopado.

No morro, em Poiso, a Casa do Abrigo do Poiso (291 782 269) serve espetada (espetinhos grelhados), açorda (milanesas no ovo e alho) e truta.

Entre os cafés famosos estão o Funchal e o Apolo, ambos na Rua Dr António Almeida. Experimente a especialidade local, o bolo de mel.

Esportes
Para os amantes do mar, cuja temperatura varia entre os 19º e os 24ºC, estão reunidas condições fantásticas para a prática de snorkeling, mergulho, vela, surf, windsurf e pesca desportiva, durante todo o ano. As praias do Jardim do Mar, Fajã da Areia (São Vicente) ou do Porto da Cruz oferecem as melhores ondas da Europa.

Imperdível será também um tranquilo passeio de barco, ao longo da costa, para se observar os golfinhos, as baleias e os lobos-marinhos que cruzam os mares madeirenses.

Os noivos que procuram sensações mais fortes, certamente estão no destino certo. Sobrevoar a ilha de parapente ou de asa-delta, descobrir o interior das montanhas através da prática de canyoning, escalar os picos mais altos, tirar partido da adrenalina de um jet-ski ou, simplesmente, usufruir da sensação de liberdade que o kitesurfing oferece, são algumas das experiências desportivas que a Ilha da Madeira proporciona aos seus visitantes.

Para os adeptos de atividades mais tranquilas, o golfe, o trekking e os passeios a pé assumem-se como excelentes alternativas para conhecer, de perto, as características naturais deste arquipélago verdejante.

Diversão

No quesito animação noturna não faltam programas para todos os gostos: jantar num restaurante local para saborear a deliciosa gastronomia regional, tentar a sorte no Casino da Madeira tomar um drink num dos bares locais e acabar a noite em uma das discotecas da moda.

 Informações Úteis:

·         Deslocamento: A melhor forma de conhecer a ilha é de carro, isto porque a Madeira conta com uma moderna estrutura rodoviária, deixando acessíveis os principais pontos turísticos.
·         Moeda Local: Euro. 
•     Eletricidade: A corrente é de 220V.
•    Fuso horário: Três ou quatro horas a menos que a hora de Brasília, oscilando de acordo com o horário de verão e inverno.
·         Como chegar: Saindo do Brasil, a melhor opção é voar até Lisboa e de lá pegar um voo para a Ilha da Madeira com duração de 90 minutos.
·         Visto não é necessário. Apenas passaporte com validade mínima de 06 meses e seguro viagem com cobertura médica mínima no valor de EUR 30.000. A vacina de febre amarela não é necessária.
·         Gorjeta: É comum e bastante utilizada para camareiras, guias e garçons. O valor varia entre 15% a 20% dos serviços no caso de restaurantes.


Sugestão de Itinerário na Ilha

Pela costa Sul se encontra a mais pitoresca Vila Piscatória – Câmara de Lobos – para logo depois subir até ao Cabo Girão (para se observar baleias) – O mais alto Cabo da Europa e o segundo mais alto do mundo, de onde se obtém uma vista panorâmica sem igual. A 1.400m de altitude, o Paul da Serra é o maior planalto da Ilha e no Rabaçal chega-se ao Coração da floresta "Laurissilva", endémica da Madeira e reconhecida pela UNESCO como Património Natural Mundial. Ao chegar a Porto Moniz dê um mergulho antes do almoço nas piscinas naturais cravadas na lava solidificada.


Ao percorrer a costa norte da ilha prepare-se para as cascatas de água, tombando algumas sobre a estrada, refrescando quem quer que lá passe. Já em Santana, a casa típica de Santana é o que de mais típico e original se encontra no norte da Ilha.

O Pico do Arieiro, o segundo ponto mais alto da Madeira – 1810m – de onde se pode fazer um percurso a pé até ao Pico Ruivo – 1861m. Aqui sentimo-nos no topo do mundo. Ao passar pelo Monte, é imperativo descer no típico carro de cestos empurrados por motoristas usando chapéus de palha, mas não sem antes visitar a Igreja de Nossa Senhora do Monte – Padroeira da Madeira. Do Monte pode ainda visitar os bonitos jardins e deslumbrar-se com a vista sobre toda a cidade do Funchal.


Na Camacha se encontra os artesãos que com as suas mãos abençoadas fazem com o vime todos os tipos de peças, do mobiliário aos menores objetos para decoração. Ali ao lado fica o Santo da Serra onde se pode jogar uma partida de golfe ou simplesmente tomar uma bebida no "Clubhouse" com uma vista deslumbrante sobre a Ponta de São Lourenço e a cidade de Machico, na qual em 1419 desembarcaram os navegadores Portugueses liderados por João Gonçalves Zarco.

Para completar o itinerário pela ilha há que visitar a Eira do Serrado e observar de uma altitude superior a 1000m o 
Curral das Freiras, pequena povoação que se alojou na base de uma cratera de um vulcão, extinto há milhões de anos.




Sugestões de Hotéis:

Choupana Hills

O Choupana Hills localiza-se no alto de uma montanha com vista sobre o Funchal e é ideal para quem procura passar dias de descanso e muito romantismo.



Desenhado pelos arquitetos franceses Michel de Camaret e Didier Lefort, o Choupana tem tido grande destaque na Madeira graças à sua localização privilegiada, mas também pelo seu conceito de inspiração asiática.



Logo à chegada, é impossível não ficar maravilhado pela piscina, enquadrada entre a mata natural e os jardins da propriedade, onde ficam situados 34 bungalos construídos sobre estacas. É nestas construções que ficam os 60 quartos e as quatro suites projetados sobre a baía, todos eles detentores de uma espaçosa varanda que nos convida a ficar ali, em total estado de letargia, a contemplar a linha do horizonte. Uma taça de espumante, a companhia da pessoa amada e esta vista, fazem do Choupana o hotel ideal para os casais em lua de mel, afinal, admirar o Funchal do alto, forma tão exclusiva é privilégio para poucos.



Um dos locais mais gostosos do hotel é o Choupana Health & Beauty SPA, considerado um dos melhores spas da Europa, o qual oferece inovadores métodos de relaxamento. É uma boa maneira de passar os dias, entre uma massagem matinal, uma típca refeição madeirense, uma caminhada pela levada dos Tornos (que atravessa a própria propriedade) e o regresso para uma sauna e um mergulho numa das duas piscinas aquecidas.



No restaurante Xôpana, com um décor sofisticado de influência oriental, reinventam-se sabores, pela mão do chef Eyck Zimmer, num conceito de “Fusion Cuisine”. Sugerimos que termine as noites no Basalt Bar, à luz das velas, numa magnífica varanda com vista para as luzes do Funchal que, lá em baixo, na baía, parece um cenário inventado pelos deuses para nos agraciar. 

Casa Velha do Palheiro

Localizado nas colinas do Funchal, este antigo ex-lodge de caça é exemplo perfeito da tradição local das "quintas", casas senhoriais convertidas em hotéis de charme. O Casa Velha do Palheiro foi construído em 1804 e seus três edifícios são um refúgio de calma e harmonia entre as flores. É o local ideal para explorar a natureza ao longo das "levadas" ou dos fantásticos jardins botânicos, relaxar no delicioso spa, praticar sua tacada de golfe no Palheiro Golf Club, ou visitar a cidade do Funchal, com seus monumentos e cafés onde o famoso vinho da Madeira é servido.




Este encantador hotel, pertencente à rede Relais & Chateaux, conta com 37 quartos luxuosos e Spa. Para os recém-casados, sugerimos se hospedarem na Suíte Sênior Ala Golf na Casa Velha, a qual possue linda vista para o campo de golf, quarto e sala separados e banheira de hidromassagem para relax.





Diferencias TM Travel para casais em lua de mel que se hospedarem no  Casa Velha do Palheiro:

ü  Transfers aeroporto / hotel após chegada e partida;
ü  Espumante, cesta de fruta e flores frescas no quarto na chegada;
ü  1 Jantar no restaurante da Casa Velha do Palheiro, incluindo garrafa de vinho da casa;
ü  1 Visita guiada à "The Old Blandy Wine Lodge";
ü  1 Massagem para o casal (30 minutos) no Palheiro Spa;
ü  Acesso gratuito aos Jardins do Palheiro
ü  Acesso gratuito às zona húmidas do Palheiro Spa.



T M Travel oferece programas de lua de mel com amenities exclusivos. Entre em contato conosco.